Pages - Menu

08 novembro 2012

Por que as eleições americanas são importantes pro Brasil?

Por que isso é relevante pra você? Exatamente por nada.



Eu não sei em qual mundo você vive, mas se for próximo deste que nós chamamos de Terra, provavelmente você ficou sabendo sobre a reeleição do presidente Barack Obama. Até de forma mais tranquila do que se imaginava na maioria das pesquisas (o que deixa claro que nem só o Ibope é furada e nem só o Russomano toma no rabo com essas informações imprecisas).

E por que isso é relevante pra você? Exatamente por nada. Apesar de alguns meios de comunicação forçarem o contrário. Se algum marciano assistiu a cobertura da Globo News é provável que tenha ficado em dúvida se o Brasil é o 51º estado norte americano. E eu não culpo por tal questionamento. Por mais legal que seja a preocupação do canal em repassar as notícias houve exagero, beirando ao colonialismo. Ainda mais quando junta-se gente como: Diogo Mainardi, Caio Blinder, Demétrio Magnoli e Merval Pereira. Cadê a Al-Qaeda essas horas?

No meu cenário perfeito as emissoras brasileiras tratariam as eleições americanas com o mesmo destaque que tratam as outras eleições. Ou você lembra de ter visto plantão com inúmeros "especialistas" para falar da eleição de José Mujica? Que convenhamos, é mais importante para nosotros do que uma disputa entre o candidato que não citou a América Latina e o que a vê como área exploratória para o ressurgimento da economia dos EUA.

Outra coisa que me intriga bastante: os mesmos brasileiros que reclamaram no Halloween de uma possível exaltação de cultura estrangeira são os que durante a apuração dos votos publicavam mensagens sobre a eleição (a grande maioria pró-Obama), apesar de nem entenderem como funciona o sistema eleitoral estadunidense. Isso sim é exaltação de algo estrangeiro. Mais um ponto pra minha tese de como as pessoas são chatas e só sabem reclamar. Brasil, meu Brasil brasileiro...

Obama reeleito. Senado e Congresso continuam com cenários bem parecidos (o que atrasa muito a vida do negão), mas antes ele que o Romney. Enquanto a Tea Party continuar dando as cartas do lado Republicano vão manter os Democratas na Casa Branca por muito tempo.


P.S.: Obama é overrated, pra cacete, mas entre os dois não tinha papo, foi a escolha "menos pior".

3 comentários:

  1. Muito legal que voce consegue juntar nesse blog assuntos diversos, ta muito legal de ler e ver sua evoluçao, Kale.

    Abracos!

    ResponderExcluir
  2. Vai ter trabek no blog também?

    ResponderExcluir